66 Minutos em Damasco « voltar
66 MINUTOS EM DAMASCO / 66 MINUTES IN DAMASCUS
Direção: Lucien Bourjeli
Direção de Arte: Igor Alexandre Martins
Assistente de Cenografia: Felipe de Oliveira
Execução Cenografica: Circulo Cenografia
Desenho de Luz: Lucia Chedieck
Luminotécnico: Armênio Burbulhan
Produção: Palipalam
Realização: TUSP / 2013
Sobre o espetáculo
A partir das descrições que jornalistas estrangeiros e ativistas locais arbitrariamente presos pelo regime autocrático fizeram dos centros de detenção da Siria, 66 minutes in Damascus coloca o publico no lugar de um grupo de turistas em visita à capital da Síria, só para ser preso pelo serviço secreto do país.
Embora ambientado no coração escuro de um dos mais sangrentos regimes do Oriente Médio, 66 minutes in Damascus reflete também a realidade da vida sob governos autocráticos em outras partes do mundo.
A proposta cenográfica retrata os centros de confinamento e tortura da policia secreta Síria nos tempos atuais. O lugar teatral descrito por meio da cenografia foi a ocupação/adaptação do centro de confinamento em “um lugar qualquer”, ou Bunker na cidade de Damasco.
O conceito deste projeto cenográfico se fundamentou na representação de um Bunker, tendo como fim trazer aspectos realistas destes lugares de confinamento, de tortura e descaso a direitos civis.
A criação do processo de pesquisa estético e executivo foi a partir do realismo ao qual a encenação demandava, em sua fundamentação conceitual. Por esta orientação o projeto foi concebido de forma que a linguagem cenográfica deveria ser o mais realista possível; e que mesmo que teatral se aproximasse de uma linguagem cinematográfica, dada à interação e imersão do publico na obra.