A Vida é Boa « voltar
A VIDA É BOA, Coletania de textos: Machado de Assis
Direção: Vicente Latorre
Cenografia: Igor Alexandre Martins
Execução Cenografica: Circulo Cenografia
Desenho de Luz: Silvestre Jr.
Sonoplastia: Vicente Latorre
Realização: Teatro Santa Cruz/ 2008
O espetáculo “A vida é Boa”, é uma coletânea de crônicas e poemas do escritor Machado de Assis. O titulo marcante e poético é a ultima frase da vida do poeta momentos antes de sua morte. A proposta cenográfica era a partir desse rico apanhado de textos do universo de Machado. A linha proposta pela direção era o ambiente do jardim, como fomentador de poesia, no qual os poemas nasciam como folhagens de uma arvore criadora de poesia.
Haviam processos complexos a serem estruturados do ponto de vista cenográfico e de encenação, pois o jardim propunha um ambiente aberto, circundante pela arvore de poesia, onde o publico coabitava em conjunto com encenação. E como opção da direção o espetáculo necessitava a encenação conjunta espacial para quatro públicos diferentes, os quais se relacionariam somente o ultimo ato do movimento cênico.
Assim a partir de problemáticas disparadoras do processo criativo, a opção foi à reestruturação da caixa cênica do teatro Santa Cruz, criando um enorme palco que se estendia adentrando a plateia do teatro. E somente assim foi possível a criação deste poético jardim Machadiano.